7 de janeiro de 2010

Artigo de Hugo Costa sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo

O assunto do “casamento civil entre pessoas do mesmo sexo” é hoje amplamente debatido na sociedade portuguesa, estando previsto que na próxima sexta-feira seja aprovada a remoção da barreira discriminatória, que exclui a um grupo da população um direito, o casamento.

Muita da argumentação que tem existido contra este direito é baseada no mais baixo populismo e na procura de formas de preconceito que todos sabemos existir. Porque se trata de uma questão de direito, é uma questão que não se deve referendar. Direitos não se referendam. Nunca se pode colocar à disposição de uma maioria, a decisão sobre um direito de uma minoria.

Outros porém defendem um casamento sem esse nome. Será justo? Antigamente também existia um casamento específico inter-raças, é isso que pretendem que aconteça? Casamento para aqueles que queremos esconder será esta a proposta da direita?

A Juventude Socialista, ao longo dos últimos anos tem estado na luta pela remoção desta barreira. Na sexta-feira, a discriminação deixará de existir e será sem dúvida uma vitória da Juventude Socialista, que irá alegrar todos os militantes da estrutura e também os da JS Distrital de Santarém.

Com os melhores cumprimentos,

Hugo Costa

Sem comentários: