23 de dezembro de 2009

Mensagem de Mara Coelho e Ana Palma - JS Coruche

Caro amigo Hugo Costa, neste novo desafio a que te propuseste não podíamos deixar de recordar uma frase que marca a acção de um grande líder, Winston Churchill:

"Tenho a certeza de que hoje somos senhores do nosso destino, que a tarefa que temos perante nós não está acima das nossas forças; que as aplicações e dificuldades que ela acarreta não estão para lá da minha capacidade de resistência física. Enquanto tivermos fé na nossa própria causa e uma indubitável vontade de vencer, a vitória não nos será negada."

Uma frase de excelência para um líder que o é na mesma condição. A juventude necessita, mais do que palavras, de exemplos. A juventude necessita de uma bandeira que os guie. Muitas são as direcções do "populismo fácil". Difícil é, indubitavelmente, para muitos jovens remar contra uma maré, que só aparentemente perece levá-los à outra margem. O caminho, o leito do rio que o camarada Hugo Costa nos mostra, exige de nós um maior esforço. Exige de nós um olhar atento. Exige de nós uma "indomitável vontade de vencer". A madeira que compõe o barco da JS Ribatejo é maciça; compõe-se das árvores da igualdade e da justiça social; de coesão e nivelamento das assimetrias regionais; da felicidade de cada um assente nas suas escolhas. E este barco, camaradas, capitaneado por Hugo Costa, nunca conhecerá o fundo dos mares ou bancos de areias. Esperamos que o idealismo e ao mesmo tempo o pragmatismo que o caracterizam sejam pilares na estrutura da JS Ribatejo. Para promover uma juventude mais unida e mais forte, onde o norte e o sul sejam parceiros movidos pela mesma causa. A juventude é sempre o futuro. Nós, que amanhã seremos velhos devemos ter a astúcia de seguir um sábio ditado índio:

"A terra em que vivemos não é nossa. Pedimo-la emprestada às gerações futuras."

Temos o dever de cuidar do que é nosso. Entregá-lo da melhor maneira ao porvir. Aos jovens que o serão. Afastaremos o individualismo. Afastaremos o facilitismo. Hoje somos novos e encerramos em nós todas as expectativas do futuro. Temos uma responsabilidade: sabemos o que é necessitar de um legado entregue com responsabilidade. Toda a força do futuro cabe em nós. Os outros somos nós. Não nos iludamos com a aparência do capitalismo cuja bolha rebentou. Nenhum político chegará longe, na seriedade da sua consciência, se a única imagem que vir diante de si, é a sua própria imagem reflectida num espelho.

Por tudo isto, consideramos que A JS RIBATEJO será uma juventude mais coesa e mais forte com HUGO COSTA como presidente. Conta connosco amigo e camarada.
Terminamos com votos de feliz natal e próspero ano novo a todos os camarad@s.

Mara Coelho - Coordenadora do Secretariado da JS Coruche

Ana Palma - Presidente da Mesa da Assembleia Concelhia da JS Coruche

Sem comentários: